sexta-feira, 2 de outubro de 2009

2010: previsões – Parte 1

Há anos que o mercado de pilotos não vê a possibilidade de tantas mudanças de uma só vez. Isso abre perspectivas interessantes para o campeonato de 2010, principalmente ao se considerar que não há mais testes no meio da temporada.

Por isso, o Splash-and-go traz agora um exercício de futurologia, não só no que diz respeito às duplas não confirmadas, como também quanto ao seus relacionamentos entre si e com suas respectivas equipes.

Ferrari | Alonso & Massa: A equipe italiana deve alcançar seu vermelho mais sanguíneo na temporada do ano que vem com a disputa acirrada entre o espanhol e o brasileiro.

É impressionante, do ponto de vista corporativo, o quanto a Scuderia mostrou seu mole coração este ano com o apoio a Massa, o sonho da volta de Schumacher e o conto de fadas de Luca Badoer e Giancarlo Fisichella.

O prejuízo foi enorme, tanto financeiro quanto esportivo, muito mais porque Kimi Raikkonen rejuvenesceu na segunda metade da temporada e levou a equipe nas costas. O que poderia ter acontecido com um bom piloto ao lado de Raikkonen?

A frieza com que Kimi foi dispensado vai contra todo o resto de patacoadas que a Ferrari cometeu esse ano em relação aos substitutos de Felipe Massa.

Talvez o mais certo seria dispensar Massa, ou colocá-lo no estaleiro, e manter a dupla Raikkonen/Alonso, tiro certo para 2010, já que Massa ainda franze muitas testas no paddock.

Mas a Ferrari é mole e não fez isso. A ver se ano que vem a equipe vai se arrepender amargamente ou não, mas é certo que os dois pilotos não vão dar colher-de-chá um pro outro, e isso vai ser sensacional para o público, mas ruim para a Ferrari.

Brawn GP | Button & Rosberg: O milagre de Ross Brawn parece estar delineando essa insossa dupla de pilotos. Insossa porque é bonitinha, mas ordinária.

É claro que ambos os pilotos são incríveis, precisos e consistentemente rápidos, uma commodity rara nas pistas da F1 atual. Mas ao mesmo tempo, são sem graça, sem faca nos dentes (que expressão chata) e sem sal.

Button é bonito, rico e adorado pelas mulheres, coisa que Nico também é. Mas ambos são ofuscados por seus conterrâneos, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, que tiram grande parte do brilho dos dois em seus países de origem.

Se a Brawn se mantiver forte tecnicamente, é certo que essa dupla manterá a equipe bem perto das duas grandes do grid no campeonato de construtores. A constância será o nome da Brawn ano que vem, se depender de seus dois bons pilotos.

Red Bull | Vettel & Webber: É certo dizer que a decepção de 2009 foi a RBR. A equipe fez frente à Brawn em vários momentos, mas foi traída pela inexperiência de sua estrela e por uma oscilante performance de seu franco atirador.

A queda de rendimento de Mark Webber durante a temporada é inexplicável, pois a partir do meio da temporada, o piloto foi de uma vitória acachapante a vergonhosos nonos lugares e corridas sem terminar.

Vettel brilhou e apagou tantas vezes que sua luz deve ter queimado. E muitas vezes por pura ansiedade (Austrália e Turquia, por exemplo).

Dito tudo isso, a Red Bull é uma grande incógnita em 2010. Sabe-se que devem estar investindo pesado para criar mais um carro competitivo, e seus pilotos virão ainda mais fortes, mas a dúvida vai pairar no ar por um bom tempo. Há quem diga que Red Bull como vista em 2009, nunca mais.

Force India | Sutil e Senna: Em um campeonato tão louco como 2009, a equipe indiana foi certamente a que mais capitalizou resultados ao lado da Brawn GP.

Entretanto, Sutil continua um piloto inconstante, ainda que tenha se mostrado extremamente rápido em alguns momentos. Ano que vem deve melhorar, mas talvez sua equipe não lhe dê um carro tão bom quanto está dando neste fim de temporada.

Fisichella não deve voltar ao cockpit e Liuzzi não dá pinta de ser mantido por Vijay Mallya, que deve estar próximo de fechar com Bruno Senna.

A relação entre o alemão e o brasileiro deve ser bem tranquila, mas Sutil provavelmente vai dar um banho em Senna em sua primeira temporada na categoria.

É bom pro sobrinho de Ayrton aprender e se estabelecer na F1. Pode ser que tenha um bom futuro adiante, mas deve passar 2010 praticamente em branco, sem chamar muita atenção.

Toro Rosso | Buemi e Alguersuari: O suíço começou muito bem a temporada, beneficiado pela confusão dos difusores, e pontuou logo na corrida de estreia.

Depois disso, entretanto, foi lentamente ocupar sua posição de direito, que é entre os últimos do grid.

O rapaz parece ser bom e não aparenta ser afobado. Se a Toro Rosso conseguir um carro um pouco melhor, ele deve começar a se destacar como Vettel fez, embora sem vitórias inacreditáveis.

Já o garoto Jaime ainda não mostrou a que veio. A STR não deve dispensá-lo no fim da temporada na opinião deste blog, e os testes de inverno vão dar muito mais confiança pro jovem piloto, que foi jogado vivo no moedor da F1 e até agora tem se safado bem.

Bourdais teria feito um fim de temporada muito mais digno para a irmã mais nova da Red Bull, mas a F1 é assim e quem pode discutir com Franz Tost?

Leia a Parte 2 aqui.

Um comentário:

João's F1 disse...

Boa análise cara, gostei do teu blog, dá uma olhadinha no meu também. Torço para que o Senna vá pra Force India, mas ainda temo que mantenham o péssimo Liuzzi, Senna pode pintar na Campos tmb se essa daí alinhar, tomara que seu palpite esteja certo mesmo e ele vá para uma equipe já existente do que se aventurar numa novata.

Abraços