A Toyota postou em seu site oficial uma entrevista com o chefe da equipe, John Howett, a respeito dos dois assuntos tratados pelo Splash-and-go aqui e aqui.
Primeiro, Howett falou sobre a queda de performance da Toyota.
Segundo o chefe da equipe, o TF109 é "fundamentalmente forte" em "layouts de circuito normais", ou seja, nas pistas tradicionais onde, de fato, na maioria das vezes, foi competitivo.
Entretanto, em Barcelona o carro não foi rápido o suficiente no terceiro setor, o setor mais lento do circuito. Em Mônaco, isso só piorou, pois o circuito inteiro é lento.
"Basicamente, nosso carro não é particularmente forte em setores de baixa velocidade e temos de resolver isso", disse Howett.
O chefe da equipe nipônica deu então uma série de explicações para a performance do time que não são suficientemente convincentes do ponto de vista deste blog.
A Toyota perdeu rendimento desde Barcelona?
Em termos de resultado, nós claramente não alcançamos o que esperávamos nas duas últimas corridas, mas eu acredito piamente que nosso car é inerentemente competitivo e vamos ter os resultados para comprovar nas próximas provas. Nosso carro foi razoavelmente forte em Barcelona, particularmente nos setores de média e alta velocidade. Infelizmente tivemos largadas ruins e isso comprometeu a corrida, com Jarno envolvido em um acidente e Timo preso no tráfego.
Tivemos uma ótima chance de chegar entre os seis primeiros, o que seria um bom resultado. (O resultado de) Mônaco obviamente não foi aceitável, mas a pista é única e eu não tenho dúvidas de que seremos competitivos de novo na Turquia. Temos novas partes vindo para todas as próximas corridas então creio que você verá a Toyota lutando na frente de novo muito, muito em breve.
Depois, Howett abordou a eventual saída da equipe da F1 e também a guerra entre FIA e Fota.
O inglês disse que a equipe sempre manteve sua posição de permanecer na F1, mas lembrou que, "se nossa inscrição condicional for aceita, vamos nos comprometer com o esporte pelo menos até o fim da temporada de 2012. Se e quando isso acontecer, os boatos infundados acerca do nosso futuro devem cessar", respondeu.
É interessante notar que o discurso de Howett está fortemente afinado com o discurso de Stefano Domenicali. "Não há teto orçamentário nas propostas da Fota para o regulamento de 2010", disse.
"A redução de custos foi um dos princípios fundamentais da Fota. (...) Se as condições anexadas à nossa inscrição forem aceitas, eu acredito que a Fórmula 1 será a vencedora. Tem sido extremamente gratificante ver um nível sem precedentes de união dentro da Fota", observou o inglês.
Entretanto, não sei quanto a você, leitor, mas este blog não vê união em lugar nenhum. Aliás, todas as movimentações feitas até agora foram praticamente unilaterais. Bernie não concorda com Max, que critica Luca, que fala mal de Frank, que casa com Max e o pior é que ninguém é feliz para sempre nessa história.
No pano de fundo dessa guerra (bem no fundo mesmo), ficam as corridas, os carros e os pilotos. E a Toyota luta para ver luz no fim do túnel que, no início da temporada, era fartamente iluminado.
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Um comentário:
Boa entrevista, eu sempre achei a Toyota meio perdida no meio de tanta grana.
Este ano que prometia, o Trulli estraga tudo.. hehehe.
To fazendo um link pra cá.
Valeu Nicholas.
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