quinta-feira, 1 de julho de 2010

Vídeo da semana

Em 1975, um desastre ocorreu no GP da Espanha, no circuito de Montjuich Park, Barcelona.

O piloto alemão Rolf Stommelen sofreu um dos maiores sustos que um piloto pode sofrer. O seu Embassy Hill-Lola perdeu a asa traseira em plena curva de alta velocidade.

Sem traseira, o carro foi direto no guard-rail e atravessou a pista de volta, voando por cima das barreiras do outro lado da pista.

No acidente, o piloto quebrou uma perna, um pulso e duas costelas. José Carlos Pace bateu sua Brabham BT44B tentando evitar o carro de Rolf.

Mas o pior ainda estava por acontecer. Ao voar sobre o guard-rail, o carro de Stommelen matou quatro pessoas de uma vez: um bombeiro, um fotógrafo e dois espectadores.

Uma temeridade em um GP que já estava envolto em controvérsia desde seu início. Os pilotos fizeram uma greve por considerarem os guard-rails inseguros.

A organização tentou mudá-los durante a noite antes da classificação, mas ameaçou processar as equipes caso não houvesse corrida.

As equipes chegaram a mandar mecânicos para ajudar na melhoria das barreiras, mas ainda assim os pilotos não ficaram satisfeitos.

Emerson Fittipaldi se negou a correr, fazendo apenas as três voltas obrigatórias na classificação em baixa velocidade e recolhendo sua McLaren logo em seguida.

A corrida ocorreu, mas não sem um grande número de acidentes bizarros e, por fim, o acidente de Rolf, que ocorreu ironicamente no mesmo ponto em que seus mecânicos ajudaram a tentar consertar os guard-rails.



Outra ironia envolve o piloto alemão. Oito anos depois, ele morreria em um grave acidente em uma prova de turismo, quando o Porsche que dirigia perdeu a mesma asa traseira e o matou.

Nenhum comentário: