terça-feira, 29 de setembro de 2009

Todos os caminhos levam à Ferrari

O sonho de 11 em cada 10 torcedores do Príncipe de Astúrias está prestes a se confirmar com o anúncio da ida de Fernando Alonso para a Ferrari em 2010.

O contrato do espanhol terá duração de cinco anos, extensíveis por mais um, o que vai render ao piloto um total aproximado de absurdos R$ 400 milhões, fora patrocínios.

As semelhanças de sua jornada na F1 com a de Michael Schumacher são interessantes.

Ambos entraram na F1 jovens -Alonso foi o terceiro piloto mais jovem a estrear na categoria, com 19 anos. Schumacher entrou com 22, porque seu empresário, Willi Weber, achava melhor que o alemão participasse de outros campeonatos profissionais antes de fazer o salto para a F1.

Briatore logo tomou conhecimento do alemão e levou-o para a Benetton no restante da temporada de 1991, quando marcou de cara quatro pontos em três corridas, um feito e tanto para a época.

Alonso já entrou na F1 gerenciado por Briatore e, depois de um período de boas performances na Sauber, Flavio quis trazê-lo para a Renault.

Na Renault-Benetton, tanto Schumacher quanto Alonso, responsáveis pelo reaparecimento do amor da Alemanha e Espanha pelo automobilismo, venceram dois campeonatos consecutivos, não sem terem problemas por nunca terem realmente o melhor carro durante todo o ano.

Schumi e Alonso: semelhanças não são coincidências

Nesse meio tempo, boatos dos dois pilotos na Ferrari já eram de praxe no paddock. Schumacher foi para a equipe vermelha e, embora tenha demorado quatro anos para vencer o campeonato, posteriormente foi o piloto mais dominante da história do automobilismo.

Já Alonso, que não chegou a ir para a Ferrari no seu período de jejum de títulos, passou um frustrante ano na McLaren e outros dois na Renault. Em 2010, segue para Maranello.

A pergunta que fica é a seguinte: será que a F1 está diante de um novo período de dominância? Será que as coincidências vão continuar?

Ano que vem, a resposta.

O certo é que pouca gente aposta em uma Ferrari fraca em 2010. A exceção de 2009 veio para delinear a regra: Ferrari competitiva, disputando vitórias e títulos.

De embalo no ensejo, responda na enquete no canto superior direito do seu monitor se você acha que 2010 será a temporada mais eletrizante desde Senna/Prost.

Nenhum comentário: