A Ferrari está numa situação particularmente delicada por uma série de razões:
- perdeu o título de pilotos na última curva em 2008;
- começou a temporada de 2009 fazendo lambança;
- perdeu seu então principal piloto no meio da temporada em um acidente;
- venceu apenas uma corrida, resultado que não ocorria desde 2005;
- os substitutos do piloto acidentado decepcionaram e não pontuaram;
- perdeu o quinto lugar no campeonato de pilotos de 2009 por um ponto;
- perdeu o terceiro lugar no campeonato de construtores de 2009 por um ponto;
- demitiu sumariamente o piloto que lhe trouxe o primeiro título mundial depois da era Schumacher e pagou uma fortuna por isso;
- contratou outro piloto por outra fortuna sem ter garantia de retorno;
- não se sabe ao certo a competitividade de seu piloto acidentado;
- perdeu sua mascote oficial, Michael Schumacher, para um grande adversário.
A pergunta que fica é a seguinte: o que vai acontecer com a Ferrari e a F1 em 2011? É certo que 2010 nem começou, mas está a se desenhar uma situação no mínimo estranha, e curiosa, no mercado de pilotos do ano que vem.
Senão, vejamos:
Hipótese 1: Alonso vence o campeonato
Felipe Massa tem seu contrato findo este ano. Teoricamente, ano que vem ele estará livre para renovar ou sair. Se Alonso vencer o título mundial sem grandes rusgas com Felipe, é provável que a Ferrari queira renovar com o brasileiro.
Alonso campeão, patrocinadores satisfeitos, Ferrari satisfeita e investimento recuperado. Se depender da Scuderia, Felipe deve permanecer. Ele também provavelmente vai querer ficar, pois ainda vai acreditar que pode bater Alonso e porque a grana é alta. Ferrari é sempre Ferrari, seja você Barrichello ou Massa.
Hipótese 2: Massa leva o título
Essa hipótese deve ser a mais estranha para a Ferrari, pois se eles mandaram embora Kimi Raikkonen e contrataram Alonso a peso de ouro, eles não esperam que Felipe vá vencer campeonato algum. Diante do modus operandi de Maranello, essa hipótese também pode levar a equipe a manter sua dupla para 2011, mas é possível que Alonso não vá aceitar tão bem a idéia de ter tanta igualdade na equipe a ponto de ser batido por Massa ao título. Afinal, ele foi contratado para vencer, e não para perder para Massa.
Entretanto, nessa hipótese, os patrocinadores não ficariam TÃO satisfeitos e Alonso também não. Seria um grande foco de tensão. Mas Felipe Massa se elevaria finalmente ao panteão dos maiores pilotos de F1 da modernidade caso isso ocorresse. E com a vantagem de ter um caminho bem mais aberto em outras equipes, caso a Ferrari cogite em fazer o que a Brawn fez com Jenson Button.
Hipótese 3: Alonso e Massa derrotados, Alonso bate Massa no campeonato
Esse cenário leva quase que inexoravelmente à dispensa de Felipe Massa da Scuderia. Caso não tivesse se acidentado, Massa provavelmente teria garantido a Kimi mais um ano na equipe vermelha, mas como se acidentou, tudo se antecipou e Alonso foi trazido da Renault. Os patrocinadores não ficarão satisfeitos com essa hipótese, mas o potencial de Alonso na equipe é óbvio e Massa, já completando 30 anos em 2011, seria dispensável.
Acontece que dificilmente Felipe pilotaria pela McLaren ou Mercedes, o que lhe sobraria a Red Bull. Mas lá ele teria alguns jovens pilotos para lhe atrapalharem o caminho, além de já estar desacreditado depois do fracasso em 2010. Seria duro para o brasileiro uma derrota total da Ferrari, por mais fiel que ela lhe pareça ser.
Hipótese 4: Alonso e Massa derrotados, Massa bate Alonso no campeonato
A quarta opção aumentaria sobremaneira o crédito de Felipe Massa na F1, ainda que não leve o título, mas mesmo assim, bater Alonso em uma equipe mediana não chamaria tanto a atenção da mesma forma como foi em 2009, quando poucos realmente notaram que Massa estava destruindo Kimi na tabela de pontos.
O fato é que o campeonato é que vale numa equipe grande. Não adianta bater o outro com carros ruins (Barrichello que o diga). Se a vantagem for muito grande, aí sim Alonso iria começar a perder seu nome construído com custo desde seu ingresso na categoria. Se a vantagem for pequena, vão desconsiderar e dizer que o carro era péssimo mesmo e que isso não faz diferença.
Em todos os casos citados, Massa está sempre em desvantagem porque tem que realmente bater Alonso e ser campeão para se elevar ao nível dos mestres, coisa que as pessoas ainda se recusam a considerá-lo.
De todo modo, 2010 será interessante para descobrir se o carro da Ferrari está mais para um F10 ou mais para um Ctrl + Alt + Del.
Haja coração!
3 comentários:
Eu achei o carro muito pouco para uma Ferrari. Uma cópia da Red Bull.
Fiquei decepcionado.
Belo Post, mas fico com a hipótese 3.
O certo é que pelo investimento em Alonso e pelo período de tempo que a F10 ficou sendo gestada pelos projetistas de Maranello, que abandonaram a F60 ainda no meio de 2009, a Ferrari tem obrigação de, pelo menos, brigar pelo título. Caso contrário será mais um mico dos italianos, uma espécie de atestado final de que a equipe não funciona na mão dos emotivos conterrâneos de Domenicali e CIA.
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