A equipe japonesa comunicou hoje que Timo Glock está liberado de seu contrato, que tinha extensão facultativa até 2010.
Isso significa que o piloto alemão está livre para buscar novos ares para a próxima temporada.
Aliada à não renovação e provável aposentadoria de Jarno Trulli, a Toyota dá um sinal claro de que pode estar se direcionando à porta de saída da F1.
Será de fato o golpe de misericórdia de Max Mosley contra as gigantes automobilísticas.
Ainda que indiretamente, a saída da Toyota vai, de uma vez por todas, confirmar que 2010 será palco de uma nova F1, com um único empecilho para ser nova de verdade: McLaren e Ferrari devem ser as grandes favoritas ao título no ano vindouro.
Timo Glock tem 27 anos e acabou de igualar seu melhor resultado na F1 em Cingapura. O alemão disse ter várias opções. "Estou muito confiante, e meu pódio foi certamente muito conveniente", admitiu o piloto.
A Toyota não permitiu com que Glock mostrasse seu real potencial, sendo que seus bons resultados se devem mais a eventualidades de corrida e boas decisões estratégicas em momentos decisivos.
Ele certamente tem mais valor que pilotos como Buemi, Alguersuari e Grosjean. Resta saber se vai poder correr ano que vem.
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10 comentários:
Lá se vai outra equipe que ficou na promessa.
Para mostrar como administrações japonesas não dão certo na F1 atual. Vejam casos como Honda e Toyota. Sem falar na Super Aguri (mas a culpa maior era falta de investimentos).
O bom é que abre vaga para a possível volta de David Richards com a Prodrive-Aston Martin.
Estou na torcida.
bonnerb, vagas vão ter com a saída da BMW, com a natimorta USF1 (aliás, o Ecclestone disse que eles não devem alinhar ano que vem) e outras...
Acho que o problema não é esse. É só que a Toyota estpa na F1 desde 2002 e já vinha criando uma forte tradição.
Vamos torcer para eles não saírem. Eu prefiro que não saiam.
Penso que a Toyota vai apenas baratear seus custos contratando dois pilotos mais baratos e novos.
Não deve sair, eles vem dizendo sistemáticamente isto.
Ron, a BMW tb dizia isso e olha o que deu...
Antes de a temporada de 2009 começar, os cinco meses de interstício e as mudanças de regulamento me faziam perguntar: "será que quando chegar a Austrália ainda conseguiremos chamar isso de F1?" Meu alívio em ver que sim parece não ter durado muito. Essa pergunta vai continuar martelando na miha cabeça até 2010.
Daniel,
O ultimo que sair apaga a luz,esses são os dizeres da Toyota na F1,é cada dia mais evidente que sua debandada é questão de dias,apesar de terem assinado o pacto.
abraço
Se fosse para sair, não teria tanta frescura. Iam fazer um anúncio oficial e pronto, como fez a BMW. Mas, não sei. É esperar pra ver.
Daniel, agradecia que visitasse o meu blog de miniaturas de F1. Se possível, você colocaria aqui o link? Retribuirei o link com gosto.
Abraço
Marcelonso, a grande pergunta é a seguinte: pra onde vai Timo Glock???
Strider, link adicionado aos favoritos!
Abraços!
Outra grande pergunta (se a Toyota ficar, o que acredito que acontecerá!) é quem a Toyota acha que é melhor que o Timo ou Jarno para pilotar os seus carros?
Becken, melhor não sei, mas que vão haver várias opções, isso sem dúvida. A Toyota só não vai ter direito ao First Draft Pick, como acontece com os times da NBA em relação aos universitários.
De todo modo, se a Toyota ficar, acho que vai ser mais uma chance de termos mais brasileiros na F1, o que penso ser algo positivo.
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