sábado, 27 de junho de 2009

Rosberg x Nakajima: uma dupla inusitada

Na temporada 2009 de F1, são compreensíveis a dominância da Brawn, os arroubos de genialidade da Ferrari (e de seus pilotos), os saltos de desenvolvimento da Red Bull, a completa carroça projetada pela McLaren e a ineficiência do tetracampeão da Champ Car Sébastien Bourdais dentro de sua Toro Rosso.

Alguns detalhes, entretanto, continuam sem esclarecimento: a Williams é ou não é um bom carro?; Nico Rosberg é ou não um bom piloto?; Kazuki Nakajima é ou não é um péssimo piloto? Essas respostas podem não interessar a muita gente, mas cabe refletir sobre essa que, sem dúvida, é a dupla mais inusitada da F1 atual.

Na imprensa internacional, há quem diga que, depois de Fernando Alonso, o piloto cujos passos em 2010 são mais vigiados pelas escuderias é o alemão filho do campeão Keke Rosberg (que, diga-se de passagem, nasceu na Suíça). Não há dúvida que Nico tem talento e é rápido, além de já ter uma boa experiência na F1, mas o piloto ainda não teve uma performance de gala para chamar de sua.

Kazuki Nakajima, filho do sempre presente na memória dos brasileiros Satoru Nakajima, entrou na F1 na última corrida de 2007, substituindo Alex Wurz. Já naquela corrida de estreia, o piloto japonês terminou em décimo, mas teve a quinta volta mais rápida da prova, batendo o próprio Nico Rosberg, quarto colocado no fim. Isso lhe rendeu elogios rasgados de Patrick Head e um contrato para a temporada de 2008.

Em 2009, a Williams tem frequentemente dominado várias sessões de treino nas sextas-feiras e, algumas vezes, feito o melhor tempo no Q1 e no Q2 no sábado, mas nunca transformou suas flying laps em bom ritmo de corrida como as Toyota fizeram.

Abaixo, uma comparação, corrida a corrida, entre Nakajima e Rosberg, tanto na classificação (primeira linha) quanto na prova (segunda linha).

Austrália
Rosberg 5º - 13º Nakajima
Rosberg 6º - RET Nakajima

Malásia
Rosberg 6º - 12º Nakajima
Rosberg 8º - 12º Nakajima

China
Rosberg 7º - 15º Nakajima
Rosberg 15º - RET Nakajima

Bahrein
Rosberg 9º - 12º Nakajima
Rosberg 9º - RET Nakajima

Espanha
Rosberg 9º - 11º Nakajima
Rosberg 8º - 13º Nakajima

Mônaco
Rosberg 6º - 10º Nakajima
Rosberg 6º - RET Nakajima

Turquia
Rosberg 9º - 12º Nakajima
Rosberg 5º - 12º Nakajima

Inglaterra
Rosberg 7º - 5º Nakajima
Rosberg 5º - 11º Nakajima

Rosberg tem até agora 15,5 pontos no campeonato, uma média de 1,9 pontos por prova, sendo que o alemão pontuou em seis das oito corridas até aqui. Já Nakajima, que em 2008, com um carro menos rápido, já havia marcado 7 pontos após a oitava corrida, tem andado sempre distante da zona de pontuação com um frustrante rendimento.

Não é difícil perceber, pelos resultados de Rosberg e por sua nítida evolução durante esta temporada, o quanto ele pode ser valioso pilotando para uma escuderia como a Brawn ou a McLaren, equipe esta com a qual ele já foi relacionado várias vezes pela imprensa especializada desde 2007.

Não há dúvida que ambos os pilotos são muito rápidos, mas o único da dupla que evolui a olhos vistos é Rosberg. Constante, quase sempre pontuando, terminou todas as provas e não deixa de colocar a Williams em evidência nos treinos, como faz Nakajima, embora com menos eficiência

Com o mesmo equipamento, os resultados do piloto japonês são pífios em situação de corrida e seu único mérito é terminar constantemente entre o 11º e o 13º lugares na prova, quando não abandona ou se envolve em acidentes. Isso só torna o feito de Rosberg mais apreciável e respeitável, pois Nakajima é um piloto muito rápido, embora só tenha largado na frente do companheiro em Silverstone.

Com a F1 se mantendo como está em 2010 e Rosberg já dizendo publicamente que pensa em correr para outra equipe, a Williams vai perder um grande patrimônio, pois o alemão ainda está na escalada para seu ápice técnico e físico e pode vir a ser um grande concorrente de Vettel, Hamilton e Alonso nas próximas temporadas. Resta saber, na dança das cadeiras da F1, quem vai pilotar para qual equipe.

2 comentários:

Ron Groo disse...

Mais do que inusitada é uma dupla horrivel.

Eu venho batendo nesta tecla faz tempo.
A Williams precisa de pilotos melhores. Muito melhores...

Estevis disse...

Na minha pinião são dois pilotos bem diferentes. Nakajima é um japonês básico que está na Fórmula 1 por causa do nome. No caso de Rosberg o nome ajudou, mas aos poucos ele vem demonstrando seu talento e melhorando a cada temporada. Caso a Williams continue evoluindo Nico nem precisa sair da equipe e ja pode começar a vencer. Já Nakajima, nem se dessem o melhor carro pra ele, ele venceria.