quarta-feira, 20 de maio de 2009

Vídeo da semana

Graham Hill em Mônaco, 1968 (arte por Chummy)

Com o mais tradicional traçado da F1 recebendo o circo maior do automobilismo neste fim-de-semana, nada melhor do que assistir a um vídeo de mais de 40 anos de idade dos treinos e da corrida de 1968.


O sensacional vídeo que você vai assistir abaixo todo em cores foi filmado em Super 8 de diferentes pontos do traçado e mostra como a falta de asas aerodinâmicas no bico e na traseira dos carros os tornavam difíceis de controlar nas curvas.


As imagens mostram também como os pilotos tinham muita habilidade para domar os bólidos e desviar dos perigosos guard-rails à espreita após cada chicane. Como disse Nelson Piquet Sr. certa vez, dirigir um F1 em Mônaco é "como pilotar um helicóptero no seu quarto".

Dos 16 pilotos que largaram, apenas cinco terminaram a prova e só dois terminaram na mesma volta (o inglês Richard Atwood terminou a apenas dois segundos do compatriota Graham Hill, que aparece em detalhe a partir de 1m15 do vídeo com seu icônico capacete).

O vídeo infelizmente não tem o áudio, pois o cinegrafista não tinha a tecnologia necessária. O som que você ouve é o do projetor do filme.

Divirta-se!


Um comentário:

Ingryd disse...

coisa linda!!!!!!!
se tem duas coisas que me apetecem são "velharias" e automobilismo, qd juntam as duas coisas, pra mim é quase o paraiso!!!
huauhahuuhahuau

bjooos