O velho Mark voltou à carga ontem demonstrando ipsis litteris todas as falhas que fazem de Webber um piloto mediano: afobado, cabeça quente e desastrado.
Há um mês o Splash-and-go publicou uma pensata sobre as engrenagens que movem o australiano. Disse o profético texto logo após as acachapantes vitórias de Barcelona e Mônaco: "(...) Webber não demonstrou que consegue manter seu nível de excelência do meio do pilotão para trás. Tudo vai depender então de quantas vezes a RBR e Adrian Newey vão conseguir colocá-lo na primeira fila".
Pois bem, desta feita não foi a má performance na classificação que tirou de Webber o juízo, mas sim uma largada tão ruim que foi digna das bobagens que Rubens Barrichello já tornou rotina em seus dias de prova.
Em algumas curvas, o piloto da Red Bull já estava em um péssimo nono lugar e, na ânsia de recuperar posições, calculou mal, muito mal, a ultrapassagem sobre Heikki Kovalainen.
Para fins de registro, Kovalainen pode e deve defender sua posição. Foi ridículo ver, na transmissão global, narrador e comentaristas criticando Kova por não ter aberto espaço para Webber, sendo que em Mônaco di Grassi fez o mesmo com Alonso e os mesmos narrador e comentaristas bateram palmas. Dois pesos, duas medidas.
Mas voltando ao assunto principal, é por essas e outras que Webber não se estabalece como uma unanimidade. Basta compará-lo a Jenson Button. O britânico vem fazendo um campeonato irretocável, sempre capitalizando sobre suas posições de largada não tão boas.
Consistência: diferentemente de Webber, quantas vezes
você já viu Button fazendo bobagens em uma corrida?
você já viu Button fazendo bobagens em uma corrida?
Button vem dado uma aula de consistência este ano e Hamilton uma aula de pilotagem. Não é à toa que a dupla da McLaren lidera o campeonato e ainda mantém sua equipe já a distantes 30 pontos da Red Bull. Consistência é a chave em 2010.
Não se engane. Mark Webber é consistente, mas nos maus resultados. O que quebrou sua consistência foram as duas vitórias seguidas que deram uma falsa impressão de dominância absoluta. Até agora, fora Alonso, os pilotos da McLaren e da Red Bull venceram duas provas cada um.
Mas a McLaren parece estar com o jogo ideal nas mãos. Principalmente quando Webber e Vettel fazem tanta lambança de uma só vez.
Realmente incrível...
3 comentários:
O ponto chave do acidente foi justamente o fato de Mark Webber ter sido afobado.
Se esperasse pelo menos até o final da reta, poderia até retardar um pouco a freada, já que não estaria na velocidade máxima de seu carro no trecho, e passaria Heikki Kovalainen.
Ou então, esperaria a próxima curva. A ultrapassagem era só questão de tempo.
Por causa destes tipos de pequenos erros que Felipe Massa perdeu o título de 2008.
O GP da Europa foi tão normal para o Webber que a decolagem lembra aquela série de acidentes da Mercedes, que levantavam voo em plena Hunaudières, nas 24 Horas de Le Mans de 99, e em um ou dois dos quais o australiano esteve envolvido.
Daniel,
Webber é um piloto mediano e não mais que isso como alguns insistiram em achar.
Com um carro daqueles até o Chandock tem condições de vencer!
abraço
Postar um comentário