Os testes fervem na Espanha e um cenário mais preciso de 2010 vai sendo desenhado diante dos olhos dos fãs e também dos próprios atores do circo da F1.
Motivo de grande interesse por parte do público, Virgin e Lotus têm tentado a duras penas colocar seus carros em condição de corrida.
Após duas semanas de testes para a Virgin e uma para a Lotus, pode-se constatar o seguinte:
a Virgin estreou uma semana antes, mas paradoxalmente completou poucas voltas e não conseguiu completar seu programa de testes com sucesso até agora. Embora ainda seja falho, o carro de Lucas di Grassi e Timo Glock parece ser surpreendentemente rápido para uma nova equipe;
por outro lado, a Lotus estreou depois, já completou centenas de voltas com Jarno Trulli e Heikki Kovalainen, se deu ao luxo de bater em uma barreira de pneus e voltar intacta, mas é um carro aparentemente mais lento que o da Virgin. Kovalainen já admitiu que o carro tem falhas aerodinâmicas.
São constatações básicas, mas coerentes com o que se observa nas pistas e nos bastidores desta pré-temporada.
No geral, a Lotus parece ser uma equipe mais sólida do ponto de vista técnico, nem tanto pela confiabilidade, mas pelo pessoal que foi recrutado por Tony Fernandes para compor o time malaio.
Das características apresentadas pelas duas, qual seria a melhor? Com certeza ser lento mas terminar parece melhor negócio do que ser rápido e ficar no meio do caminho.
A Lotus teria muito mais a ganhar se conseguisse se manter na pista e se aproveitar de corridas confusas como foi Spa em 2009. Um pódio não seria um sonho distante para a equipe.
Mesmo com a salvação da Campos-Meta anunciada por Jose Ramon Carabante, a equipe provavelmente vai ter mais dificuldades ainda para completar a primeira corrida no Bahrein, isso se estiver lá.
Já a USF1, se vender sua vaga para a Stefan GP, não se assuste se o carro do milionário russo foi a melhor equipe estreante do ano, por ter construído seu carro em cima do chassi da Toyota, que se não era campeão, com certeza era infinitamente melhor que as novas equipes.
O que fica disso tudo é o incômodo de, mais uma vez, uma situação indefinida na F1 tirar a atenção do que realmente importa, os carros, os pilotos, a pista e a velocidade.
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2 comentários:
Amigo, gostaria de saber se vc gostaria de trocar links e parceria com o meu blog, o Motorizado?
Um grande abraço e parabéns pelo espaço!
"Com certeza ser lento mas terminar parece melhor negócio do que ser rápido e ficar no meio do caminho."
Concordo.
Uma fusão dos dois carros seria algo interessante, e de certa forma, já existiu. Ano passado a BrawnGP apresentou um carro tão forte quanto um tanque, "indestrutível" e tanto quanto rápido. Mas testes ajudam, talvez, se o dinheiro permitir, alinhem no Bahrein com um carro mais rápido, e outro mais confiavel...
I wish...
bjos
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