sábado, 23 de maio de 2009

Classificação GP de Mônaco: o homem de gelo esquenta a disputa

Kimi Raikkonen é sem dúvida o grande nome do GP de Mônaco até aqui. Não foi Barrichello com seus fantásticos tempos no fim-de-semana, nem Button com sua pole tirada da cartola (já o chamam de "Magic" Button na Inglaterra).

O finlandês resolveu quebrar o seu próprio gelo, que agora estava mais lhe atrapalhando do que ajudando, e vai ser uma pedra no sapato de Ross Brawn na largada monegasca. É provável que o grande problema do ferrarista esteja nos boxes: sua própria equipe e as já consagradas trapalhadas.

Embora quatro quilos mais leve que o aniversariante Rubens Barrichello (37 anos de vida e 16 recém-completados só na F1), não deixou de ser uma grande surpresa que o finlandês se interpusesse entre os dois carros da Brawn com um brilhante treino, andando forte nas três sessões.

Por outro lado, entre os cinco primeiros, a grande decepção foi Sebastian Vettel. Correndo apenas com um cheiro de gasolina, o projeto-de-Schumacher fez o quarto tempo e, embora apenas três décimos atrás de Button, larga com 16 quilos a menos no tanque, o suficiente para lhe dar a pole caso Nakajima não o tivesse atrapalhado em sua flying lap.

Dito isso, vamos aos tempos corrigidos:

Clique para ampliar. Tempos calculados com base em 0,2s/10kg

Na tabela acima, você vê os tempos dos pilotos corrigidos de acordo com a volta que eles fariam se tivessem com o mesmo peso do carro da pole. Naturalmente, desconta-se eventualidades de pista e a subjetividade da pilotagem de cada um.


Repare como Vettel realmente foi prejudicado por Nakajima em pelo menos três décimos. Nos tempos corrigidos, o piloto da Red Bull perderia a posição para Massa. Se sua volta lançada fosse completada com sucesso, muito provavelmente teria feito um tempo suficiente para disputar a pole com o Jenson Button.

Já Kimi Raikkonen e Felipe Massa foram sólidos o suficiente para se manterem nas três primeiras filas com o tempo ajustado, o que mostra que a Ferrari realmente está bastante forte para a prova de logo mais.

A vantagem de Mônaco é que, na maioria das vezes, nada se resolve na largada, ao contrário de muitas outras provas. Após a Saint Devote, serão 78 voltas a testar a capacidade de concentração e precisão de cada piloto. Um erro e o safety car entra. Um safety car já muda a história da prova. A sorte é um fator decisivo na pista, mas largar na primeira fila é a única coisa que continua a ser meio caminho andado para a vitória.

Panis ergue o troféu de Mônaco em 1996

Nos últimos 30 anos, apenas 1983 e 1996 viram pilotos vencerem em Mônaco sem sair das três primeiras posições no grid. No caso o finlandês Keke Rosberg, que venceu saindo da quinta posição, e o francês Olivier Panis, que venceu uma caótica prova na chuva em que apenas 3 carros receberam a bandeirada de 22 que largaram. Panis largara da 14ª posição e foi para vencer seu único GP.

Para fechar, fique de olho em Lewis Hamilton, que amanhã larga da última posição devido a uma troca de câmbio, mas tem gasolina apenas para 20 voltas. Vamos observar a estratégia que o atual campeão vai utilizar.

Errata: Por um erro de cálculo do tempo de Sebastian Vettel, a tabela de tempos ajustados ao peso teve de ser refeita. O post já foi corrigido.

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