quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A F1 e os games - Parte 2

Afinal, o que você busca ao jogar um jogo de corridas? Você quer se divertir ou quer simular a realidade?

Já há um certo consenso do ponto de vista dos jogos comerciais domésticos de que a simulação nunca será 100% perfeita, quiçá satisfatória.

Na verdade não tem nada a ver uma coisa com a outra. A simulação tem determinados parâmetros para tentar copiar a realidade, mas muitos destes parâmetros não podem ser simulados como os dois mais básicos: velocidade (movimento) e força G.

Resta então aos desenvolvedores de jogos tentar trabalhar com os parâmetros que de fato podem ser manipulados. Hoje em dia, com a alta capcidade de preocessamento dos consoles e computadores, o aspecto gráfico é o que mais se aproxima da realidade.

O grau de perfeição é tamanho que, dependendo do ângulo que se olha, determinados jogos podem ser facilmente confundidos com a vida real, e os simuladores de corrida estão muito próximos disso. Basta ver este impressionante vídeo-trailer do Gran Turismo 5, que será lançado em 2 de novembro de 2010 no mundo todo.



Este jogo, popularmente conhecido como GT5, promete ser a experiência mais divertida e real de se pilotar um carro de corrida desde que se fala em simulação. Só promete, é claro, mas repare na riqueza de detalhes e texturas. O olho humano identifica a "falsidade" do jogo, porque nada é tão perfeito na vida real, mas em uma TV com menos resolução, esse jogo se passa pela realidade facilmente.

Mas como nosso assunto é F1, a Codemasters, que é uma das produtoras de games de corrida mais tradicionais do ramo, adquiriu a licença da FOM em 2008 para lançar o jogo com a chancela da categoria nos próximos cinco anos.

Antes dela, a Sony detinha essa licença e lançou alguns jogos que, claro, fizeram relativo sucesso, como o F1 Challenge Edition, que refletia a temporada de 2006. O game já era primoroso do ponto de vista visual, já que foi o pioneiro em termos de F1 para os consoles de última geração.



Em 2009, a Codemasters já se aproveitou da licença para lançar o F12009, com os carros da temporada passada, inclusive as duas Brawn de Rubens Barrichello e Jenson Button. Entretanto, por ser um título para o console Wii, da Nintendo, e o Playstation portátil da Sony (PSP), não se aproveitou muito do jogo, que é bastante simples graficamente se comparado até ao F1CE citado acima.



Em 2010, finalmente, após quatro anos de espera, será lançado oficialmente o F12010, o primeiro jogo licenciado da F1 desde o F1CE. A qualidade visual deste jogo vem deixando embasbacados até os mais céticos. Além disso, um sistema climático inédito foi criado, dando a cada 30cm de todas as pistas do jogo uma condição autônoma de temperatura e umidade. Um marco no mundo da simulação e um feito no mundo da programação.

No próxima e última parte desta série, algumas palavras sobre a melhor forma de experimentar esse e outros jogos de simulação no conforto da sua casa.

4 comentários:

Ron Groo disse...

Estes nem podem ser chamados de jogos... São verdadeiros simuladores.
São sensacionais, dão a nítida impressão que estamos mesmo dentro dos cockpits.

Anônimo disse...

Grande Daniel...
Muito bacana essa matéria dos games.
Eu sou aficcionado por esses simuladores, desde o início dos PC-XT.

Para nós naquela altura, poder jogar Test Drive, Stunts ou World Circuit, era o supra sumo da simulação.

Joguei por muitos anos consecutivos o GP2 e posteriormente o GP3, que na minha opinião... para a época era o melhor simulador. Além do que, pode-se baixar os patches de actualização.

Se puder comentar algum tipo de Game para Fliperama, tipo Super Monaco GP, Race Stunt Drive, entre outros, seria um saudosismo bacana!

Parabés pelo blog.
Abraços,
Rodris.

Anônimo disse...

Discordo. Nao sao simuladores, e sim jogos. Obviamente ambos tentam retratar a realidade. Mas a diferença está na proposta.

Jogos, vistos como arcade, visam principalmente a diversao. Simuladores visam emular a realidade, e os adeptos a isto, tiram dessa questao a diversao.

Um jogo, por exemplo nao pode ser muito dificil, senao a mulecada, e aqueles que querem apenas brincar nao conseguirao se divertir.

Carros de competiçao nao sao fáceis de guiar. No entanto, os jogos facilitam isso, de forma que com pouquissimo treino, um jogador descompromissado possa se divertir sem passar raiva.

Nos simuladores, a coisa já complica mais, exige treino, dedicacao, conhecimento de acerto do carro, e horas e mais horas rodando na pista sozinho trabalhando em cima do carro.
Esse publico, é restrito. Por isso, Codemasters, EA e etc nao desenvolverão simuladores.

Fábio Andrade disse...

Longe de mim ser um especialista em jogos, mas o GT5 me faz ter vontade de comprar um PS3 no fim do ano. Claro, se eu tivesse dinheiro para isso.

E o F1 2010... sem comentários. De impressionar mesmo.