segunda-feira, 31 de maio de 2010

GP da Turquia: loucura, loucura, loucura...

A simpatia deste blog por Mark Webber quintuplicou após a corrida em Istambul. Graças a uma manobra cabeçuda de Vettel, que já se especializou em jogar tudo fora tanto quando está na frente como quando larga atrás.

Mark Webber nunca impressionou ninguém, mas a terceira pole seguida e a vitória garantida (até o menino alemão começar a fazer birra) agora realmente coloca o australiano a caminho do título mundial da F1 em 2010.

Guardadas as proporções, o que Webber faz hoje é o que Button fez em 2009, mas a diferença é que a Red Bull é muito melhor, mas até então muito mais propensa a quebras que a super confiável Brawn GP.

Não há o que discutir. Independentemente das “ordens de equipe” que, aliás, quase causaram um estrago também na corrida da McLaren, o fato é que Vettel errou, perdeu a cabeça, quis passar onde não dava e, o pior, subestimou Webber.

E é por causa disso que agora o Splash-and-go espera e torce para que Mark Webber trucide Vettel a partir de agora em todas as classificações e corridas que estão por vir. É necessário que o menino aprenda com o homem.

É claro que Vettel levou uma bordoada da assessoria de imprensa logo após a corrida, mas a forma como Horner, Newey e cia. ficaram dando beijinhos e abraços em Vettel após a prova diz muito sobre seu status dentro da Red Bull.

Foi dito inclusive que Horner e Helmut Marko, braço direito do dono da gigante austríaca, Dietrich Mateschitz, afirmaram categoricamente que a responsabilidade era de Webber. É o início do fim da harmonia à equipe que dá asas à tudo.

Segundo Marko, “Ele [Vettel] já estava na frente, pelo menos dois metros na frente, e havia uma curva à esquerda se aproximando, então ele precisava fazer a tomada. Ele não pode frear na sujeira porque com certeza ele sabe o que acontece”.

Marko disse ainda que Mateschitz não estava “feliz” com o que aconteceu. Bom, é de se esperar que não, mas se continuar assim, a Red Bull dará asas aos títulos certos, que irão repousar faceiros no colo da McLaren, com Button (a preferência deste blog) ou Hamilton.

Incrível...

2 comentários:

Anônimo disse...

Você acha mesmo que o instavel e nada confiavel Mark Webber vai se manter nesse ritmo alucinante até o fim do campeonato? Duvido.. se mesmo com os melhores carros disparados do grid nunca conseguem uma liderança folgada é porque falta competencia pra se impor e deixar os vendo navios. Se não fosse o maroto pneu furado de Hamilton na Espanha, Mclaren e Hamilton já estariam liderando..

Becken disse...

Ótimo post, como sempre.

Mas aqui va a pergunta que eu fiz lá no blogo do Maciel:

Você já reparou que apenas a blogosfera que cobre a F1 no Brasil parece indignada com a história da Red Bull?

A imprensa "maintream" ou os blogueiros famosos como Flavio Gomes, Ico, Fabio Seixas — ou jornalistas como Reginaldo Leme — parecem decididos a ignorar os detalhes que mostram que há algo podre, ou azedo — como o tal energético — no reino da Áustria?

Abração!