quarta-feira, 1 de julho de 2009

Vídeo da semana

Mika Hakkinen: o finlandês voador

Muitos discutem quem realmente foram (se é que houve) os grandes adversários de Michael Schumacher durante sua incrível carreira. Na opinião do autor deste blog, apenas um piloto merece estar no mesmo patamar do alemão: Mika Hakkinen.

Com carro dominante ou não, Mika Hakkinen deu canseira em Schummy no momento em que o heptacampeão estava em seu auge. Além disso, venceu dois campeonatos incríveis, embora pouca gente fale realmente deles.

Fala-se mais nos anos de dominância da Ferrari, dos campeonatos de Hill e Villeneuve, quando o melhor carro não estava necessariamente com o melhor piloto, dos campeonatos de Fernando Alonso, quando Schumacher já não era mais o mesmo, ou em 1994, quando Senna morreu e abriu caminho para o alemão...

Enfim, de tudo, o que fica é que Michael Schumacher, o maior nome da história do automobilismo em conquistas e nos números, considerava apenas Hakkinen como seu adversário. E com certeza, se sentiu mal quando o finladês voador se aposentou. Mais ou menos o mesmo que sentiu Senna quando Prost pendurou a balaclava.

O vídeo abaixo mostra porque. Absolutamente IMPRESSIONANTE a performance de Hakkinen na classificação do Grande Prêmio de Ímola, em San Marino, em 2000. Diretamente para os anais do esporte a motor.


Um comentário:

Daniel Médici disse...

Taí um cara que gosta do carro sobresterçando...

Nos anos em que ganhou o campeonato, discutiu-se muito se o mérito de Hakkinen não seria mais de Newey. Mesmo no fim de 99, o finlandês enfrentou um período bem pouco inspirado, que minou ainda mais sua imagem. Acho que foi em 200 que ele provou a todos do que era capaz. Com muita má sorte nas primeiras provas, se recuperou ante um Schumacher que se envolveu em três acidentes de largada seguidos (vale lembrar que o alemão nunca soube largar bem), e executou aquela ultrapassagem magnífica na freada da Les Combes, com o Zonta no meio: Schumacher levou o campeonato, mas quem mereceu o título naquele ano com certeza foi Hakkinen...