sexta-feira, 10 de julho de 2009

Treinos GP da Alemanha: Button levanta a bola de Webber

Após três semanas de folga, os pilotos estão de volta ao asfalto mais perdidos do que nunca em relação a quem é mais dominante na temporada a essa altura do campeonato.

Os treinos de sexta-feira não mostraram muita coisa nova, mas a hipótese da Red Bull ser mais eficiente do que a Brawn no frio e vice-versa no calor ganhou mais argamassa hoje.

Fora Lewis Hamilton dando uma de Nico Rosberg no fim do treino da tarde, a Red Bull dominou as duas sessões, com Webber fazendo o melhor no tempo na primeira e Vettel ficando atrás de Hamilton na segunda, com Webber em quarto.

Entre eles, sempre Jenson Button. Rubens Barrichello parece que não encontrou um bom acerto ainda, segundo ele mesmo em entrevista. Ficou sempre de fora dos cinco primeiros.

Jogando com o psicológico ou não, Button afirmou hoje que Webber é seu grande adversário no GP da Alemanha. Parece uma bobagem depois do show de velocidade promovido por baby Schummy em Silverstone.

Button disse: “Acho que Mark vai ser rápido aqui (em Nurburgring). Ele tem mais experiência aqui que Sebastian. Sebastian nunca correu com um F1 aqui”.

E completou: “No que diz respeito à consistência, Webber parece mais forte. Ele é bem mais suave e parece menos imperfeito do que Sebastian”.

Com 3,5 pontos a menos que seu companheiro, Mark Webber certamente está tendo sua melhor temporada e nunca esteve tão próximo da vitória.

Embora Vettel tenha vencido duas corridas, foi Webber quem terminou todas até agora e pontuou em seis delas, sendo duas dobradinhas com Vettel em primeiro e três segundos lugares.

Além disso, o australiano tem dado espetáculo na pista com corridas em que aparece apagado, mas no fim sempre belisca pontos importantes, pressionando pilotos como Barrichello (em Silverstone) e Felipe Massa (em Monaco).

Já é sabido que a guerra de palavras antes de um confronto é uma das maiores armas dos adversários. Button é mais experiente que Webber e Vettel e sabe bem o impacto que causariam suas aspas em um noviço como o alemão, ávido por vitórias.

Vettel perdeu o GP da Turquia por um erro primário, digno de quem sente a pressão de estar entre os melhores. Nada melhor para Button que isso continuasse, além de colocar tempero fazendo com que o próprio Webber venha mais forte ainda para derrubar o jovem piloto.

Na classificação a F1 terá a prova dos nove e será possível aferir com mais perspectiva se Webber tem ou não condições de bater Vettel ainda esse ano. Assim como para Barrichello, a temporada de 2009 pode trazer a última chance do australiano de vencer uma corrida, para não dizer um campeonato.

Nenhum comentário: