O carro da Ferrari este ano está meio passo atrás das Red Bull e das McLaren, mas esse meio passo é reversível e a equipe rossa deve vir com tudo no GP da Espanha em Barcelona, daqui a três semanas.
De todo modo, conhecendo Felipe Massa, é mais prudente acreditar que existe algo mais do que simplesmente a diferença de talento entre o brasileiro e o espanhol. Da primeira perna asiática do campeonato, chega-se às seguintes conclusões:
- Massa está tendo dificuldades tremendas de adaptação ao carro, embora não seja possível dizer a razão;
- Alonso é simplesmente impecável na adaptação. A exemplo de Jenson Button, Fernando chegou e se aclimatou rapidamente à Ferrari. Parece não ter deixado o mito Ferrari subjugar a equipe Ferrari 2010, que é uma equipe normal, que comete erros e ainda lambe as feridas dos dois últimos campeonatos;
- a Ferrari sofre sérios problemas com seus motores;
- a chuva definitivamente não ajuda Felipe Massa;
- Alonso tem se mostrado, para espanto de alguns, mais rápido na classificação;
- Alonso cansou de bancar o bonzinho;
- Massa percebeu, mas não deixa transparecer fora da pista o que sofre dentro dela.
Felipe ficou várias voltas preso atrás de Rubens Barrichello e Michael Schumacher com carros muito mais lentos, enquanto Alonso passou facilmente pilotos como Adrian Sutil, que aliás, fez uma tremenda corrida.
Além disso, o incidente na entrada do pit mostrou que Alonso não estava mais afim de ficar preso atrás de um Massa muito mais lento como havia ficado na Austrália e na Malásia. Acabou a paciência!
Com a ultrapassagem, Massa perdeu pelo menos duas posições na pista e Alonso ganhou uma boa vantagem. É a diferença entre um pódio e um décimo lugar representada em uma certeira, embora polêmica, manobra. A decisão de um campeão.
Uma coisa é certa. É por causa das loucas corridas molhadas desta fase europeia que Alonso não está solidamente liderando ou ao menos numa confortável segunda posição no campeonato, e isso não é nada bom para Felipe Massa.
Ainda assim, o asturiano fez o que pode para se recuperar da quebra do seu carro na Malásia e da queimada de largada na China. Já Felipe Massa parecia liderar a tabela mais por circunstância do que por mérito, algo que, aliás, ele sabia bem.
Diante da relação de forças que existe na F1 2010, o sexto lugar ocupado por Felipe Massa hoje é mais representativo do que o brasileiro realmente fez até agora. No apanhado das corridas, não era justo que ele estivesse à frente de Button, Hamilton e Alonso.
São quatro corridas, quatro etapas e 100 pontos distribuídos. Continua cedo para afirmar verdades, mas até quando será cedo? Em algum momento o que era cedo passa a ser tarde demais, e nessa hora, quem não tiver feito o máximo com o que tinha em mãos vai ficar na saudade.
5 comentários:
Nas últimas três corridas Alonso enfrentou problemas e teve que partir para provas de recuperação, ultrapassando adversários na base do tudo-ou-nada. Pelo talento que demsontrou nessas situações, é seguro afirmar que ele está apresentando desempenhos muito melhores que Massa. Não fossem os problemas e alguns erros desnecessários (como a largada queimada), certamente a tabela do campeonato refletiria essa diferença.
Se há algo com Felipe Massa, a suspeita recai sobre sua dificuldade em aquecer corretamente os pneus, especialmente nas temperaturas mais baixas. Alonso, ao contrário, parece que está há anos na Ferrari; é surpreendente pensar que fazem só 4 GPs.
Daniel,
Faço minhas as palavras do seu xará,Massa tem enfrentado dificuldades em aquecer os pneus pelo seu estilo de pilotagem quando a temperatura está baixa,e com um agravante a chuva é sua maior deficiencia isso é fato.
abraço
Os dois de cima estão cobertos de razão. A coisa deve ficar menos latente daqui em diante.
Saudações,
Daniel,
Concordo com você, Alonso perdeu a paciência. O lance na corrida contra o Massa, deixou claro que as "gentilezas" na pista, por parte do espanhol, acabaram!
Abs.
O que é estranho é que o Massa está com o mesmo problema que o Kimi tinha com o aquecimento dos pneus. Será que a dificuldade do finlandês com os pneus era tamanha que só agora com o Alonso ao lado do Massa temos a noção da debilidade do carro da Ferrari nestas condições? É bom lembrar que os dois pilotos que substituíram o Massa no ano passado, Badoer e Fisichella, tiveram atuações pífias.
Se for assim, o espanhol realmente é um piloto mais extraordinário do que eu pensava.
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