Caso as outras três grandes do G4 não reajam, a cena acima, no GP da China em 2009, corre o risco de ficar perigosamente comum em 2010
Em 2009, a Red Bull conseguiu sua primeira dobradinha justamente na China, debaixo de muita chuva. Vettel, que havia vencido pela primeira vez com a Toro Rosso em uma encharcada corrida em Monza em 2008 deu o mesmo show de pilotagem e consistência sem um único erro sequer.
Este ano, a prova de Xangai é a quarta corrida da temporada. De novo, a Red Bull conseguiu sua primeira dobradinha na terceira corrida e agora segue em direção a uma prova que dominou de ponta a ponta ano passado. Ou seja, dobradinha à vista de novo, caso não chova loucamente como na Malásia, principalmente na classificação.
Na volta à Europa, as equipes vão trazer fortes pacotes aerodinâmicos, mas mesmo que isso ocorra, dessa vez não existe uma Brawn GP com um forte subterfúgio como o difusor duplo para ganhar a distância necessária da equipe energética.
Quem dá as cartas é a Red Bull e ela que determinou o benchmark deste ano desde a primeira corrida no Bahrein. A dominância da equipe de Adrian Newey não se deve a um ponto específico, mas a um conjunto de elementos fundamentalmente corretos e eficientes que dão à Red Bull uma vantagem muito mais consistente e palpável do que a da Brawn ano passado.
Além disso, há no volante Sebastian Vettel, um piloto que cada vez mais se assemelha a Schumacher no que diz respeito a passar por cima dos adversários sem dar chance a ninguém.
Se Ferrari e McLaren não reagirem, corremos o risco de não mais ver Vettel na nossa TV, não porque ele vai abandonar ou não fazer show, mas sim porque ele vai estar lá na frente, apenas administrando a monstruosa vantagem que tem como piloto e também de seu carro.
Na China, a Red Bull vai continuar fazendo uso de suas longas asas.
5 comentários:
Brother,
excelente site, mas acho que você deu uma escorregadinha na ortografia, aí, viu? Pecadinho perdoável, pois acho que se escreve "palpável".
Abraços,
Escrever textos para blogs é um exercício "on the fly" e estamos todos sujeitos a isso.
Obrigado pela observação! O erro foi corrigido.
Então Daniel..
mais um ótimo post, parabéns!
as asas da red bull ja "quebraram' duas vezes para vettel,e nem quero imaginar se tivessem ficado bem...
A Red Bull está como clara favorita para a vitoria, a chuva e o fato de poupar pneus ajuda;;;
"Na volta à Europa, as equipes vão trazer fortes pacotes aerodinâmicos"
A Mercedes já tem em mente um projeto B, inclusive ;)
bom, é isso por enquanto..
abraço e apareça lá no Blog Fórmula 1!
P.S.: Obrigado por adicioná-lo na sua lista de links, valeu!
Assim espero.
Que a Red Bull continue dando as cartas, para não dar chance ao Alonso... hehehehe
Vc fez um post com as mesmas características do meu, mas cheguei a uma conclusão totalmente diferente (bom p/ debater)
Não sei, mas acredito que as retas de Xangai ajudam e muito a maclaren...da Red Bull nada se pode duvidar, mas acredito que ela e a Mercedes, muito mais do que Ferrari, vão dar um senhor trabalho.
Aqui está: http://historiasevelocidade.blogspot.com/2010/04/rapidas-expectativas-para-china-2010.html
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