quarta-feira, 9 de junho de 2010

Felipe Massa: por que a Ferrari acertou

A notícia de que a Scuderia Rossa renovou com Felipe Massa por mais dois anos caiu como uma bomba para uma grande parcela dos fãs da F1 no exterior. Na atual forma de Webber e Kubica, parecia claro que Massa, que não tem se dado tão bem contra Alonso, perderia seu posto ao fim do ano para um desses dois pilotos.

A grande interrogação nas rodas de discussão é a seguinte: não deveria a Ferrari esperar mais do que sete corridas para de fato avaliar o custo-benefício de se ter uma dupla explosiva como Massa e Alonso na mesma equipe não por mais uma, mas por mais DUAS temporadas?

Até agora, a equipe parece estar em uma espécie de limbo, inclusive tendo Alonso declarado que a corrida da Turquia foi a pior da Ferrari até agora. Não é muito bom que outras equipes como Renault e Mercedes estejam evoluindo enquanto, na sétima etapa do campeonato, sua estrela classifique a performance do seu time como fraca.

Aparentemente 100% das dúvidas que se tinha em relação à volta de Massa às pistas foram dirimidas. O piloto continua rápido e consistente. Alonso é MAIS rápido, mas está MAIS inconsistente. Fernando deveria seguramente estar muito mais próximo da liderança do campeonato não fosse sua série de infortúnios este ano.

Mas então, por que a Ferrari acertou? Felipe Massa não é Rubens Barrichello e talvez não seja inclusive tão bom quanto o veterano foi em seu auge na Stewart e na própria Ferrari, mas o fato é que a Scuderia sempre valorizou pilotos que considerem-na MAIOR do que eles mesmos. Alonso parece estar consicente disso e Massa sempre esteve.

Felipe Massa é um guerreiro e um piloto de uma humildade marcante. Não é à toa que a Ferrari o pegou para criar e até hoje o mantém em seus quadros. Seria idiotice trazer Fernando Alonso, uma estrela de primeira grandeza e que nunca conheceu o ethos da equipe e no ano seguinte trazer outro novo piloto do nada. A estrutura poderia ser comprometida.

Ao renovar com Massa, a Ferrari garante que poderá controlar ao menos uma garagem no seu pitbox em caso de conflito e sabe exatamente o quão rápido e competitivo Massa pode ser tanto em situações de calmaria como de alta pressão. É uma aposta nos fundamentos, uma aposta conservadora e prudente. A aposta de alto risco eles já fizeram ao ficar com Fernando Alonso.

Parabéns Massa!

2 comentários:

Anônimo disse...

Não teria porque a Ferrari trocar de piloto.Alonso é ainda a grande estrela da F1 e corre pela Ferrari.Para que colocar outro grande piloto p/ rivalizar Alonso , se já possui um extramemente competente e e já acostumado com a "familha" Ferrari que é Felipe Massa?

Ron Groo disse...

E com isto acaba a breve silly session deste ano.
A Ferrari acertou sim. Daria muito trabalho para adaptar outro piloto qualquer, e no momento o que menos a equipe precisa é de mais dificuldade.