tag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post153304793672162476..comments2023-10-31T10:47:46.746-03:00Comments on Splash-and-Go: Fora das pistas: o suor convertido em segundosDGFhttp://www.blogger.com/profile/06482437967769846725noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post-16677757583739847612009-11-20T11:00:19.953-02:002009-11-20T11:00:19.953-02:00Aprendi muitoAprendi muitoAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post-39400320390310985702009-06-01T12:15:18.871-03:002009-06-01T12:15:18.871-03:00Daniel, não disse que Schumacher e Senna corriam p...Daniel, não disse que Schumacher e Senna corriam por dinheiro. <br /><br />Eu disse que, a partir deles, os pilotos e todos envolvidos começaram, em grande parte, a correr muito em função do dinheiro.<br /><br />Hoje não existe um talento tão puro e soberano nas pistas como foram Senna, Schumacher e Piquet. Talvez, e isso não é exagerar, o último grande piloto do ponto de vista da intimidade com a mecânica, com o lado romântico da F1, é o próprio Rubens Barrichello.<br /><br />Essa nova geração de pilotos adora velocidade sim, mas precisam andar na linha o tempo todo, serem corretos, saudáveis, certinhos, no estilo Kaká de ser, para fazerem mais e mais grana.<br /><br />E o que vai diferenciar o grande piloto de hoje do piloto mais ou menos no longo prazo é seu comprometimento com sua meta, e para isso ele tem que se manter no topo psicologicamente e fisicamente.<br /><br />Em outras palavras, para ser um campeão hoje em dia, O BÁSICO é ser um atleta de ponta. Esse é o ponto de partida. Sem isso, não adianta ter talento hoje.<br /><br />Mas apenas fechando o gancho sobre a velocidade da mudança de postura da categoria, eu creio que isso ocorreu em TODOS os esportes. A F1 foi só um reflexo da mudança que já estava ocorrendo vinda principalmente do esporte americano.<br /><br />Depois disso, o esporte mundial demorou mais de 20 anos para alcancar esse nível competitivo e, mesmo assim, é difícil alcançar o nível americano, como podemos ver nas olimpíadas.<br /><br />Enfim, uma bela discussão.DGFhttps://www.blogger.com/profile/06482437967769846725noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post-72522578454715841592009-06-01T00:28:23.158-03:002009-06-01T00:28:23.158-03:00Pois é, a profissionalização veio junto com a gran...Pois é, a profissionalização veio junto com a grana, fato. Mas ela veio tão rápido, e num período de tempo tão específico e delimitado (do fim dos anos 70 a meados dos 80) que causa um certo estranhamento.<br /><br />Não acredito que caras como Senna e Schumacher tenham corrido só ou principalmente por dinheiro. Eles gostavam da emoção de arriscar suas peles tanto quanto Clark ou Peterson ou Hunt. Por isso mesmo eu penso que a profissionalização não foi um movimento dos pilotos em direção à grana, mas o contrário: antes foi um grande fluxo de capital que entrou na Fórmula 1.<br /><br />O que me parece digno de atenção é saber por que o dinheiro (logo, a profissionalização) entrou na Fórmula 1 num momento tão bem demarcado, o que motivou esse fluxo de capital e por que ele exigiu, de certa forma, tais mudanças.<br /><br />Não tenho resposta para isso, apenas algumas hipóteses. Pierre Lévy pode responder de uma forma, Theodor Adorno de outra, quem sabe até encontremos pistas em Foucault ou Flusser, em economistas ou micro-historiadores. Só não consigo achar simples a profissionalização repentina e radical do esporte.Daniel Médicihttps://www.blogger.com/profile/03861604200676484665noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post-86830843640314547272009-05-29T13:02:26.208-03:002009-05-29T13:02:26.208-03:00Daniel, antes de mais nada, eu havia postado um co...Daniel, antes de mais nada, eu havia postado um comentário no seu post "Sem samba" do GP da Espanha, pois achei simplesmente perfeito. Muito perspicaz de sua parte. Belo texto!<br /><br />Quanto aos pilotos-atletas, a grande questão que os leva a serem o que são é a absurda profissionalização do esporte, não só a motor, como qualquer outro.<br /><br />Como tudo no mundo capitalista, o esporte é algo que permite com que o atleta não só seja reconhecido pelo mundo a fora, como também permite que fique rico.<br /><br />Basta ver a resposta de James Hunt quando o repórter lhe pergunta após ganhar o GP da Inglaterra de 1976: "o que essa vitória significa para você?". Ele responde: "Nove pontos, três mil dólares e muita felicidade".<br /><br />Veja bem, US$ 3 mil devia até valer bastante naquela época, mas não é nada comparado ao que os pilotos ganham hoje. E a profissionalização exige que o piloto melhore e realmente tente bater os outros com diferenciais além do talento puro.<br /><br />Ou seja, os pilotos correm por prazer, mas correm por grana. E pra ter a grana, que vem muito em função da mídia, eles precisam agradar a mídia, ser politicamente corretos, andar na linha. Algo como Lewis Hamilton vinha tentando fazer, sem sucesso aliás, até o caso da mentira de Melbourne.<br /><br />Então eu vejo que a profissionalização é um caminho seguido por eles porque, sem ela, eles não chegam a lugar nenhum. Os grandes campeões, principalmente a partir de Ayrton Senna, são pessoas que têm uma vida regrada, que descontam a diferença que outros possam ter na pista com atitude séria e foco fora dela.<br /><br />A época romântica da F1 foi muito legal, mas já era. Se surgir hoje um cara que faz tudo do avesso, ele pode até ganhar alguma coisa, mas vai ser expurgado do "sistema" mais rápido do que vai conseguir se estabelecer como uma lenda.<br /><br />A mídia gosta de noticiar as confusões de "bad boys" como Raikkonen e Montoya, e eles têm sim seu séquito de seguidores e fãs, mas na hora de fechar contrato de exposição, mídia, patrocínio, eles querem o cara que ganha e que é um modelo pra juventude.<br /><br />Raikkonen era uma promessa, ganhou um campeonato e continua um bom piloto, mas devagarinho sua imagem vai se desgastando e, consequentemente, seu salário também. E tome crítica nas costas do finlandês, vide o episódio do sorvete este ano.<br /><br />Veja bem, não defendo nenhum ponto de vista específico em relação a isso, mas acho que está muito claro por que motivo o nível dos esportes em geral no mundo subiu tanto nos últimos 20 anos.<br /><br />Porque é isso que dá grana.DGFhttps://www.blogger.com/profile/06482437967769846725noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2457384943801522332.post-65457734358558443962009-05-29T12:37:02.986-03:002009-05-29T12:37:02.986-03:00O Fábio Andrade, do De Olho na Fórmula 1, leu meu ...O Fábio Andrade, do De Olho na Fórmula 1, leu meu último post e viu semelhanças entre ele e o seu. Pois bem, vim conferir, e pois é, escrevemos sobre o mesmo assunto.<br /><br />Incrível como o corpo de um piloto de Fórmula 1 é tão controlado atualmente, e o percurso histórico desse controle é ainda mais interessante.<br /><br />A título de ilustração, Alan Jones disputou o GP dos EUA-Oeste de 83 pesando mais de 90kg. E hoje, como seu post mostra muito bem, Button tem um programa físico furiosamente específico e personalizado...<br /><br />Pensar em por que o piloto se transformou de fumante em atleta de elite em tão pouco tempo e quais foram as implicações disso não é uma tarefa fácil. Mas é algo que se deve pensar com cuidado.Daniel Médicihttps://www.blogger.com/profile/03861604200676484665noreply@blogger.com